Você está visualizando atualmente Skin Cycling: a novidade em skincare

Skin Cycling: a novidade em skincare

A procura por uma pele saudável e radiante é uma preocupação comum. Abordagens inovadoras para aprimorar a saúde da pele rapidamente se tornam tendências. O skin cycling é exemplo disso e vem revolucionar, em parte, a rotina de cuidados de pele mais tradicionais. 

Já ouviu falar de skin cycling? Este conceito foi sistematizado pela dermatologista americana Dra. Whitney Bowe durante a pandemia e tornou-se rapidamente popular nas redes sociais. Neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona e fazer algumas recomendações sobre cuidados importantes a ter para que possa experimentar esta nova rotina na sua pele com toda a segurança.

O que é Skin Cycling?

Skin cycling é uma estratégia de cuidados com a pele que se baseia na ideia de alternar produtos de tratamento para conseguir melhores resultados, à semelhança do que é feito nos treinos desportivos, durante um ciclo de 4 noites.
O objetivo é utilizar produtos específicos de regeneração celular, enquanto se mantém a integridade da barreira cutânea da pele. Todos os produtos visam a renovação da camada mais superficial da pele, que está diretamente em contato com o exterior (epiderme). Nesta rotina os produtos de tratamento devem ser aplicados à noite, pois são ingredientes ativos que podem causar alguma sensibilidade com a luz solar.
skin cycling - como funciona

Como funciona o Skin Cycling?

O funcionamento do skin cycling é simples de entender.
Existe sempre um ciclo de 4 noites e deve ser cumprido o ritual que segue sempre a seguinte lógica.

Noite 1: Esfoliação

O ciclo começa com a esfoliação da pele com um esfoliante químico. Este deve conter ácidos alfa-hidroxi (AHA) ou beta-hidroxi (BHA), substâncias que promovem a renovação celular progressiva da pele. Estes compostos também removem as células mortas da superfície da pele e eliminam o excesso de sebo do interior dos poros.

A esfoliação, além de tornar a textura da pele mais homogénea, melhora a capacidade de absorção dos cosméticos pela pele, podendo aumentar a eficácia dos próximos tratamentos.

  • Limpe o rosto adequadamente
  • Use o esfoliante de acordo com as instruções de uso
  • Hidrate o rosto como habitualmente

[ Note que é fundamental utilizar protetor solar com FPS elevado durante o dia para proteger a pele após este tratamento noturno. ]


Noite 2: Tratamento com Retinol

Na 2ª noite é aplicado retinol. O retinol é um poderoso ativo conhecido por tratar manchas, rugas, linhas de expressão, perda de firmeza e falta de brilho na pele.

Se não costuma usar retinol na sua rotina de skincare é importante que fixe esta dica! Antes de aplicar, hidrate a pele por baixo dos olhos, nos cantinhos do nariz, na região conhecida como “bigode chinês” e no pescoço. O hidratante vai criar uma espécie de barreira e evitar que essas regiões, que podem ser mais sensíveis, fiquem irritadas ou ressecadas.

  • Limpe o rosto adequadamente
  • Seque bem a pele
  • Aplique o retinol
  • Hidrate apenas no caso de sentir necessidade ou se a pele estiver ressecada ou a repuxar

Noites 3 e 4: Hidratação

A 3ª e 4ª noite são de recuperação da pele deixando espaço para que aconteça a reparação da barreira cutânea da pele. Aqui o importante é hidratar bem a pele. Use um hidratante que contenha por exemplo pantenol, niacinamida, ou ácido hialurónico. 

  • Limpe o rosto adequadamente
  • Utilize os seus produtos de hidratação habituais


skin cycling - rotina de skincare

Esta é a estrutura básica do skin cycling. Fácil, não é?
Depois do ciclo de 4 noites, é só recomeçar e repetir tudo.
A escolha dos produtos pode variar de acordo com o tipo de pele e as necessidades individuais.
Pessoas com mais experiência podem optar por encurtar o período de hidratação para 1 noite apenas, enquanto aquelas que têm pele sensível podem prolongá-lo para 3 noites.

 

Toda a gente pode fazer Skin Cycling?

Todas as peles podem tirar benefícios com esta rotina – alternando a utilização dos vários princípios ativos conseguem-se os melhores estímulos de cada um deles sem que haja irritação na pele. Porém, é fundamental entender quais as necessidades da pele para que essa alternância seja feita com produtos que realmente trazem benefícios a cada tipo de pele. 

Apesar do skin cycling poder ser especialmente benéfico para pessoas com pele sensível – que tendem a sofrer mais com a ação de ingredientes agressivos (como os ácidos) –  qualquer pele pode seguir este tipo de cuidado, já que os produtos que serão utilizados podem ser escolhidos especificamente para cada pele e assim tratar as suas necessidades específicas.

Para tirar o máximo de proveito dessa nova tendência, o ideal será consultar um especialista em cuidados com a pele que, após uma avaliação profunda, poderá indicar qual o ciclo ideal para as suas características, podendo incluir ou não outros tipos de cuidados e produtos. 

Além disso, não se esqueça que é imprescindível o uso de um protetor solar de rosto diariamente após a limpeza da pele, principalmente de manhã. Caso pretenda fazer  aplicação de antioxidantes (como a Vitamina C) deve ser feito antes do protetor solar na rotina matinal para uma proteção completa da pele.

Conclusão

O skin cycling é um conceito inovador de cuidados com a pele que tem tido destaque nas redes sociais pela sua simplicidade e eficácia. Esta técnica consiste na alternância de utilização de produtos de cuidados com a pele, em ciclos de 4 noites. Cumprindo estas recomendações simples está pronta para começar a sua jornada de skin cycling e desfrutar de uma pele mais saudável e radiante. Lembre-se sempre de adaptar a rotina às necessidades específicas da sua pele e, de consultar a nossa equipa, se ainda tiver dúvidas.

Deixe um comentário