Você está visualizando atualmente Skincare anti idade: uma rotina perfeita

Skincare anti idade: uma rotina perfeita

Preocupa-se com o envelhecimento da sua pele?
Ter uma rotina de skincare anti idade é uma hábito excelente para atrasar esse processo de envelhecimento.
O envelhecimento da pele é um processo natural que afeta a todos os seres humanos, em algum momento da vida.

A pele é o maior orgão do nosso corpo e desempenha muitas funções importantes, incluindo a proteção contra os elementos externos, a regulação da temperatura e a eliminação de toxinas. No entanto, é também o primeiro órgão a mostrar sinais de envelhecimento e os efeitos podem ser mais visíveis em áreas expostas ao sol (como rosto, mãos e pescoço).

Com o tempo, a diminuição da produção de colagénio e de elastina, a redução da hidratação e a perda de firmeza e elasticidade resultam no aparecimento de rugas e manchas da idade. Embora seja inevitável, existem várias maneiras de prevenir o envelhecimento da pele, incluindo hábitos de vida saudáveis, alimentação adequada e o investimento de tempo numa rotina de skincare anti idade.

Neste artigo iremos partilhar como ter uma rotina perfeita de skincare anti idade, dar-lhe informações sobre os nutrientes mais importantes para a sua pele e ainda desvendar 8 hábitos que previnem o envelhecimento da mesma.

Rotina de skincare anti idade

Uma rotina de skincare anti idade que pretenda atrasar o envelhecimento da pele deve ser composta por uma série de etapas para proteger e nutrir a pele.
Eis uma rotina simples que poderá seguir:

  1. Limpeza: Comece a rotina de skincare anti idade com uma limpeza suave. Escolha um produto de limpeza que seja suave e adequado para a sua pele e use água morna para lavar o rosto e remover resíduos de maquilhagem, sujidade e impurezas.
  2. Tonificação: Opte por um tónico que ajude a equilibrar o pH da pele e a remover os resíduos que não tenham sido limpos no passo anterior. Tónicos à base de ácido hialurónico ajudam a hidratar e reduzir linhas finas e rugas. Alguns produtos de limpeza já englobam a função de limpeza e tonificação. Pode optar por usá-los se pretende poupar algum tempo.
  3. Sérum: Use um sérum que contenha ingredientes ativos, como vitamina C, retinol ou ácido glicólico, para ajudar a reparar e proteger a pele contra os danos dos radicais livres. Estes ingredientes também podem ajudar a melhorar a textura e a aparência geral da pele.
  4. Hidratação: Escolha um hidratante que seja rico em antioxidantes e ácido hialurónico para manter a pele hidratada e ajudar a prevenir o envelhecimento. Escolha sempre de acordo com o seu tipo de pele.
  5. Proteção solar: Use um protetor solar com um fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30 para proteger a pele dos danos causados pelo sol. Use protetor solar todos os dias do ano e renove a sua aplicação a cada 2 horas.

 

Rotina de skincare anti idade

 

Quais os nutrientes mais importantes para uma pele saudável?

Para além de reforçar a sua rotina de skincare anti idade, é fundamental que saiba que existem vários nutrientes presentes nos alimentos, que são importantes para manter uma pele jovem e saudável.
Aqui ficam alguns dos mais importantes:

  • Vitamina C: um poderoso antioxidante que ajuda a proteger dos danos dos radicais livres e a estimular a produção de colagénio, que é importante para a elasticidade da pele.
  • Vitamina E: também é um antioxidante importante que ajuda a proteger a pele dos danos dos radicais livres e a reduzir a inflamação.
  • Vitamina A: importante para a saúde da pele pois ajuda a regular o ciclo de renovação da pele, o que pode melhorar a aparência e textura.
  • Ácidos gordos Ómega-3: ajudam a reduzir a inflamação e a melhorar a hidratação da pele.
  • Zinco:  fundamental para a saúde da pele, pois ajuda a regular a produção de óleo e a reparação da pele.
  • Selénio: mineral que ajuda a proteger a pele dos danos dos radicais livres e a reduzir a inflamação.
  • Colagénio: é uma proteína importante para a elasticidade e firmeza da pele. Alimentos ricos em colagénio incluem carne, aves, peixes, ovos e gelatina.
  • Magnésio : estabiliza os desequilíbrios hormonais, diminui os níveis de cortisol e melhora o funcionamento celular, o que pode ajudar a reduzir a inflamação e a vermelhidão na pele.

 

Quanto mais cedo adotar hábitos saudáveis, uma rotina de skincare anti idade e de estilo de vida, melhor será a aparência da sua pele ao longo da vida.

Para prevenir o envelhecimento precoce da pele adote alguns hábitos e mantenha-os.

 

8 hábitos que previnem o envelhecimento da pele:

  1. Use sempre protetor solar

    A exposição excessiva ao sol é uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele. Os raios UV do sol podem causar danos, incluindo a quebra do colagénio e da elastina, resultando em rugas e flacidez. O protetor solar deve ter um fator de proteção solar (FPS) adequado para o seu tipo de pele (LINK) diariamente, mesmo em dias nublados ou frios, e reaplique a cada duas horas, especialmente quando estiver ao ar livre. Pode também usar roupas de proteção, como chapéus e roupas com proteção UV, para proteger bem a pele dos raios solares.

  2. Tenha uma alimentação equilibrada

    Uma dieta rica em nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, que podem ajudar a proteger a pele contra danos causados pelos radicais livres, que contribuem para o envelhecimento da pele. Alimentos ricos em antioxidantes incluem frutas e vegetais coloridos, como laranja, brócolos e espinafre, melancia, pepino, melão, além de nozes, sementes e peixes ricos em Ómega-3.

  3. Hidrate-se

    A hidratação é fundamental para manter a pele saudável e jovem. Beber água regularmente ao longo do dia ajuda a manter a pele hidratada de dentro para fora. Além disso, o uso de um hidratante facial adequado para o seu tipo de pele, de preferência com ingredientes como por exemplo o ácido hialurónico. 

  4. Tenha uma rotina diária skincare anti idade adequada 

    Ter uma rotina de skincare anti idade consistente e adequada é fundamental para prevenir o envelhecimento precoce. Isso inclui rotinas básicas de skincare que devem existir em qualquer idade e que incluem limpar, tonificar, hidratar e proteger a pele diariamente. Use produtos de cuidados com a pele adequados para o seu tipo de pele e idade, e siga uma rotina diária. Certifique-se de remover completamente a maquilhagem antes de dormir pois isso pode obstruir os poros e acelerar o envelhecimento da pele.

  5. Evite fumar e reduza o consumo de álcool

    O tabaco pode causar a quebra do colagénio e da elastina na pele, resultando em rugas, linhas finas e flacidez. Além disso, álcool em excesso causa desidratação da pele e danos nas células, levando a um envelhecimento precoce. 

  6. Durma o suficiente e reduza o stress

    A qualidade do sono e a gestão do stress também são importantes para a saúde e aspecto da pele. Durma o suficiente todas as noites para permitir que a pele possa recuperar. O stress crónico traz consigo uma série de problemas de saúde, incluindo o envelhecimento precoce da pele. Procure realizar atividades que reduzam o stress, como praticar a meditação, ioga, exercícios de respiração profunda ou atividades relaxantes, como ler um livro ou tomar um banho quente.

  7. Evite o uso produtos sem controlo dermatológico na pele

    Produtos de limpeza abrasivos, esfoliantes fortes e produtos com ingredientes irritantes, podem prejudicar a saúde da pele e acelerar o envelhecimento. Opte por produtos de cuidados testados dermatologicamente, mais suaves e naturais, menos propensos a causar irritação e danos. Leia os rótulos dos produtos que usa na sua rotina de skincare anti idade cuidadosamente e escolha produtos com ingredientes conhecidos por serem benéficos para a pele, como ácido hialurónico, vitamina C, retinol e antioxidantes. Fale com um profissional de saúde para tomar a decisão mais acertada para a sua pele.

  8. Mantenha uma vida ativa

    A atividade física regular não é apenas benéfica para a saúde geral do corpo, mas também ajuda a manter a pele saudável e com aspecto mais jovem. O exercício ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o que aumenta o fornecimento de oxigénio e nutrientes para a pele, promovendo uma aparência mais radiante. 

skincare anti idade : 8 hábitos que previnem o envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele é um processo natural e fisiológico que ocorre ao longo do tempo, mas é possível atenuar seus efeitos.
Uma combinação de cuidados adequados com a pele, estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e proteção contra os danos do sol pode ajudar a manter a pele jovem e luminosa  por mais tempo.

Além disso, relembrar que a genética e outros fatores intrínsecos influenciam o envelhecimento da pele, e nem tudo está sob nosso controlo!
Invista numa rotina de cuidados e skincare anti idade adequada para a sua pele, alimente-se corretamente, hidrate-se, tenha uma vida sem stress e terá certamente uma pele mais bonita.

Consulte-nos  para obter orientações personalizadas sobre como cuidar da sua pele e retardar os efeitos do envelhecimento e esteja atento à nossa agenda mensal Beauty & Health e participe nos nossos rastreios de pele com diagnósticos personalizados.

 

Deixe um comentário