Você está visualizando atualmente Skincare : o bê-á-bá

Skincare : o bê-á-bá

Tratar da nossa pele deve ser uma prática regular e não uma atividade esporádica que nos vem à memória apenas quando se nota alguma imperfeição na pele. Neste artigo, iremos ajudar a construir uma rotina simples de skincare, abordar cada um desses momentos e a importância de adaptar a sua rotina às necessidades individuais da sua pele.

Em primeiro lugar saiba porque é importante manter uma boa rotina:

  1. Prevenção do envelhecimento precoce da pele: Uma boa rotina pode ajudar a prevenir os sinais de envelhecimento precoce, como rugas, linhas finas e manchas.
  2. Prevenção de problemas de pele: Uma rotina de skincare pode ajudar a prevenir problemas de pele como acne, eczema e rosácea, entre outros.
  3. Hidratação: ajuda a manter a pele hidratada, o que é essencial para manter uma aparência saudável e jovem.
  4. Melhora da textura da pele: Usando os produtos adequados em sua rotina de skincare, pode melhorar a textura da pele, deixando-a mais macia, suave e uniforme.
  5. Melhoria da autoestima: uma pele saudável e bonita fará com que se sinta mais confiante e melhor consigo.

A melhor forma de criar uma boa rotina de skincare começa por entender as necessidades do seu tipo de pele  e escolher os produtos certos para si. Cada tipo de pele irá requerer uma rotina específica, ao nível dos produtos utilizados, mas passará sempre por alguns  passos básicos.

 

Passos básicos de skincare

1. Limpeza

Este é um passo essencial que nunca deve saltar!

No primeiro passo da rotina de skincare use um produto de limpeza suave para remover a sujidade, o óleo e as impurezas da pele. Se usar maquilhagem, é importante removê-la na totalidade antes de limpar a pele.

Pode encontrar estes produtos de limpeza na forma de:

  • gel lavante
  • creme lavante
  • espuma ou mousse
  • leite de limpeza
  • água micelar

Se optar por um produto que requer enxaguamento , é importante evitar o uso de água muito quente, pois isso pode deixar a pele demasiado seca. Em vez disso, use água morna e lave gentilmente o rosto com movimentos circulares. Em seguida, enxágue bem e seque com uma toalha macia.

2. Esfoliação

É muito importante para remover células mortas e estimular a renovação celular, deixando a pele mais suave e luminosa. É recomendado fazer a esfoliação uma vez por semana, utilizando produtos específicos para cada tipo de pele.

3. Tonificação

Use um tónico para equilibrar o pH da pele e ajudar a remover qualquer resíduo de limpeza. A tonificação também ajuda a preparar a pele para a absorção de outros produtos. Deve ser aplicado com um algodão, suavemente, no rosto e pescoço. Pode optar por produtos 2 em 1 que limpam e tonificam em simultâneo.

4.Tratamento

Use produtos específicos para tratar aquilo que o preocupa na sua pele, como acne, manchas ou linhas finas. Esses produtos podem incluir:

– séruns: produtos altamente concentrados que fornecem ingredientes ativos diretamente às células da pele e que podem ter diversas finalidades como por exemplo hidratação profunda, anti-envelhecimento, anti-mancha.
– máscaras
– tratamentos noturnos
– produtos para áreas específicas do rosto como olhos e lábios.

Além disso, é importante lembrar que os resultados podem variar de pessoa para pessoa, e é necessário usar os produtos com consistência para obter resultados efetivos.

5. Hidratação

  • Rosto : Use um hidratante para ajudar a manter a pele macia e hidratada. Escolha sempre um hidratante adequado ao seu tipo de pele e às suas necessidades específicas.
  • Olhos: A região dos olhos é uma das áreas mais sensíveis do rosto e requer cuidados específicos. É recomendado o uso de um creme para os olhos específico para cada tipo de pele, aplicado duas vezes ao dia, de manhã e à noite e que vai ajudar a hidratar e reduzir a aparência de olheiras e linhas finas.
  • Boca: A zona dos lábios também requer cuidados específicos, especialmente para evitar o ressecamento e a formação de cortes. É recomendado o uso de um bálsamo labial hidratante, aplicado sempre que necessário ao longo do dia.

6. Proteção solar

Na rotina matinal use protetor solar diariamente para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV. Escolha um protetor solar com um fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30 e que ofereça proteção contra os raios UVA e UVB. A textura do protector solar também deverá ser adaptada às necessidades específicas da sua pele.

Relembrar que a rotina da pele deve ser ajustada nos diferentes períodos do ano e idades, uma vez que a nossa pele vai evoluindo. 

skincare o bê-a-bá

Rotinas apenas para o corpo?

Quando se trata de escolher uma rotina de skincare adequada, muitas vezes concentramos-nos apenas no rosto e esquecemos outras áreas importantes do corpo. É importante lembrar que a pele em todo o corpo precisa de cuidados regulares para se manter saudável.

Além do rosto, as áreas do corpo que merecem atenção extra numa rotina de skincare incluem pescoço, peito, mãos e pés. Essas áreas tendem a ficar expostas ao sol, ao frio, ao vento, e, muitas vezes, são esquecidas quando se trata de cuidados com a pele.

Para o pescoço e peito, é importante aplicar os mesmos produtos que usa no rosto Não se esqueça de aplicar protector solar nessas áreas também. 

Para as mãos, use um hidratante rico e nutritivo regularmente e use um protetor solar, especialmente se está ao ar livre frequentemente, para proteger a pele dos raios UV, retardar o envelhecimento e evitar a formação de manchas.

Para os pés, um esfoliante é uma ótima maneira de remover células mortas da pele e suavizar a pele. Em seguida, use um hidratante para manter a pele macia e suave. E, novamente, não se esqueça de aplicar protetor solar, especialmente se usar sandálias ou andar descalço ao ar livre.

As rotinas de cuidado com a pele podem parecer complicadas e morosas, no entanto, depois de implementadas e começando a surgir os primeiros resultados – pele mais brilhante e saudável, a rotina torna-se num hábito. 

Comece já a sua rotina de skincare e caso tenha alguma dúvida sobre o tipo de produto que deve escolher ou sobre a melhor forma de os usar, fale connosco. Consulte a nossa Agenda Beauty & Health e esteja a par de todos os eventos de diagnóstico personalizado, cuidados e rotinas para cuidar da sua pele que acontecem regularmente nas nossas farmácias. 

 

Fontes:
American Academy of Dermatology
Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

 

 

Deixe um comentário